quarta-feira, 2 de novembro de 2011


Setembro chegou! ... E com ele um novo ano vai começar.
Já estamos mais crescidos e cheios de saudades, e vontade de conhecer novos amigos.
Os meninos do Jogo Dramático do ano passado já cresceram e por isso fizemos um comboio e fomos buscá-los para a nossa sala.



 O Francisco recebeu a medalha  da Sala Intelectual.






Todos os dias quando chegamos, marcamos as presenças. Depois o amigo do dia faz as contas... quantos meninos vieram á escola e quantos faltam, e vai dizer à D. Helena (senhora da copa).



“ Já estou nos mais fortes, vou mudar de cacifo”…. disse o Francisco ao Pedro Guedes no corredor.

Todos juntos formamos o novo grupo da Sala Intelectual.




 Para todos nos conhecerem, desenhámos, pintámos e colocámos o nosso retrato na janela da nossa sala.




“ Mãe, eu sou esta, a menina com tranças” ( Mileide )



Utilizámos umas tintas novas… tintas de vidro!!!




A nossa janela ficou mais colorida e já todos sabem onde é a Sala Intelectual.


Na sala estamos a conhecer as áreas, os materiais e a descobrir o que podemos fazer com eles.
Também estamos a integrar rotinas e dinâmicas de grupo.



No pátio brincamos muito e partilhamos brinquedos, brincadeiras e afectos.


Escrevemos a canção do dia! Expusemo-la na porta da nossa sala para todos os dias a cantarmos e nos lembrarmos do dia da semana e como é bom estar nesta escola.

Escolhemos os nossos lugares no refeitório e para não nos esquecermos decidimos fazer uma planta.

Fizemos monotipias com as nossas carinhas para a construirmos, pedimos ajuda à Sala das Expressões para pintarmos as mesas. Quando estiver pronta vamos partilha-la convosco!



Descobrimos no livro das lenga-lengas uma lenga-lenga nova…"À MESA".

- "Gosto desta, faz rir". (David)

Combina-mos escreve-la e coloca-la no placard na sala para não nos esquecermos dela.

O Rafael Rocha é novo na nossa escola e contou-nos que tem uma cadela que é Dálmata. Chama-se Xacra, é preta e branca e é muito amiga.


O Martim Matos e o Alexandre quiseram trabalhar em equipa e construir um livro com a história dos 101 Dálmatas. Contaram-na aos amigos e todos gostaram muito.


Para melhor conhecermos os números, o Tiago Machado ensinou-nos a lenga-lenga das bolachas. Com a ajuda da Mileide, ilustrou-a e colocamo-la ao lado do mapa das presenças. Assim, quando precisármos de ajuda com os números, procuramo-los lá.



 O Tiago Machado e a mãe ofereceram-nos um saco de bolachas deliciosas para comermos todos juntos.

 
A Rafaela e a Carolina Salgueiro decidiram escrever a história da Carochinha, mas não quiseram fazer um livro...

Escreveram a história, ilustraram-na e como a querem contar dentro da nossa casinha do pátio utilizam outros materiais.
Estamos todos expectantes à espera da apresentação desta história. Depois contamo-vos como foi.


O Rafael Silva gosta muito de cantar a canção do sapo. Gostámos muito e resolvemos ilustrá-la.
No pátio, numa grande equipa, escrevemos, pintámos, recortámos, colámos e cantámos com muita alegria.


Para ajudarmos os meninos do Jogo Dramático a conhecerem as cores  tivemos uma ideia!!!
A Mileide, a Madalena Jerónimo e a Carolina gostam muito da história da Rainha das Cores, combinaram reconta-la e fazer um livro especial para a contarem aos meninos do Jogo Dramático.
Já estão a tratar disso, com muito empenho e entusiasmo.



 
Construímos o nosso Mapa dos Aniversários para nos ajudar a descobrir quando é que fazemos anos.

Desenhamos as nossas caras, os meses do ano e escrevemos o nosso nome. Colámos as nossas caras na coluna do nosso mês, conversámos e descobrimos em grupo qual o mês em que fazemos anos.




Para nos ajudar fizemos um gráfico e descobrimos que:


-“O mês da Primavera,Março, é quando mais meninos fazem anos. (Fabrício)
-“O mês das férias, Agosto, é o que tem menos, nenhum menino faz anos! (Madalena Jerónimo)

 
Fomos também descobrir se haviam mais meninos ou mais meninas na sala. Fizemos dois conjuntos e descobrimos que:
Somos 11 meninas e 26 meninos. Ganham os meninos.
Fizemos um gráfico para lermos melhor estes conjuntos.

 

Expusemo-lo na sala ao pé dos conjuntos para todos poderem ler.

 

A Rafaela é muito amiga da nossa escola, e como gosta do nosso pátio bonito e florido resolveu trazer sementes de cravos de poetas para plantar.

Colocamos a terra nos vasos, fizemos os buracos para colocar as sementes, deitamos as sementes e regamos. No fim a Rafaela lembrou-se de colocar umas pedrinhas á volta para ficar mais bonito! E ficou mesmo. Que simpática!



Como o mês de Setembro já acabou…
“O nosso mapa das presenças já está cheio, e agora?!... (Manuel)
Percebemos que o mês de Setembro chegou ao fim e combinámos contar as nossas faltas e as presenças deste mês e regista-las num registo da matemática para descobrirmos.

Quem  faltou mais…
Quem veio mais dias à escola…

Conversámos que está a chegar um mês novo, que se chama Outubro, e vimos os meninos que vão fazer anos neste mês.
Já sabemos que na segunda-feira vamos ter um mapa de presenças novo.
- "a começar no número 1!" (Ana Rita)

Sem comentários:

Enviar um comentário