segunda-feira, 14 de novembro de 2011

O dia de S. Martinho está a chegar…

Conversámos sobre este dia e quisemos saber quem era S.Martinho…
O Pedro Lourenço contou-nos que era um soldado que partilhou a sua capa com um velhote que estava com frio.
“A história de S. Martinho é para aprendermos a partilhar.” (Pedro Lourenço)
Conversámos sobre a partilha e vimos que na nossa escola são muitos os meninos que gostam de partilhar…
 Descobrimos que partilhar é:
- "Emprestar e dividir as coisas." (Pedro Lourenço)
- "Quando uma pessoa tem muitas coisas e a outra não tem nada nós damos um bocadinho." (Madalena Jerónimo)

Descobrimos que todos já partilhámos
- "Eu antes partilhava brinquedos com o meu mano. Ele gostava que eu partilhasse um cavalo que tinha uma menina lá em cima." (Rodrigo Frade)
- "Eu já partilhei a minha bola com o Francisco e com o Gonçalo." (Fabrício)
- “Quando eu partilho as pessoas ficam contentes. Eu já partilhei as minhas cartas com o meu pai.” (Lua)
Vimos que também os nossos pais gostam de partilhar e tivemos ideias:
- "Construir uma capa como a do S. Martinho." (Mileide)

- "Partilhar a capa com os amigos." (Alexandre Rosado)
- "Fazer jogos com a capa." (Martim Matos)

E combinámos pedir aos pais um bocadinho de tecido onde cada família escrevesse o que é partilhar ou um momento significativo de partilha. Com todos os bocadinhos iremos construir uma capa grande para no dia de S. Martinho dinamizarmos esta partilha.

O Manuel e o Rodrigo Frade escreveram no computador o recado para os pais e pintámos uma castanha para decorar este registo.

Pintámos uma castanha e enrolámos o registo para o levarmos para casa.


Ficamos à espera dos tecidos para construirmos a capa grande da partilha... depois partilhamos convosco.

Sem comentários:

Enviar um comentário