sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Ed. Física - Equilíbrio

O que é o equilíbrio?

É não cair (Guilherme)

É endireitar (Gonçalo)

É preciso treinar (Martim)
 

Para trabalhar o equilíbrio, resolvemos primeiro sentir o que era o desequilíbrio.

- Rodamos como um pião, contando até 10 e parando de repente.



- A seguir experimentamos exagerar a sensação que produz o final deste movimento, ou seja, o “estonteamento”


O que aconteceu quando acabamos de rodar?

 Senti que estava a balançar (Fabrício)

Senti-me a tremer e a rodar (Tiago)


Agora vamos fazer ao contrário, vamos ficar rijos como estátuas, a imitar a ação de um desporto à escolha de cada um…

Estas meninas escolheram imitar bailarinas


De seguida experimentamos diferentes formas de desenvolvermos o nosso equilíbrio:



Equilíbrio estável: Corpo situado debaixo do apoio. Ex: corpo suspenso no espaldar

cada um criou e experimentou as suas próprias posições


Equilíbrio instável: Centro de gravidade se situa por cima do apoio. Ex: de pé ou em posição invertida (vertical).



Equilíbrio indiferente: Estado intermédio entre o equilíbrio estável e intermédio. Ex: pirueta para a frente.



Trabalhamos também sobre a superfície eficaz do apoio:

- Separar muito as pernas. O que temos que fazer com os braços para não cairmos?

exatamente... temos de afastar os braços


- Juntar um pouco mais as pernas. Facilitou ou dificultou o equilíbrio?

- E agora de pés juntos

- Com um pé no ar

- Com apenas um pé e uma mão apoiadas no chão

- Quem consegue ficar em equilíbrio apenas sobre a ponta de um só pé?


Trabalhamos o equilíbrio com os olhos fechados.


Desenvolvemos também o equilíbrio em exercícios com deslocamento:

- Sobre o banco sueco seguido de salto

- Sobre os blocos psicomotores

- Acentuando o movimento do pé

- Fazendo ruído (batendo no chão com a planta do pé)

- Nas pontas dos pés e nos calcanhares









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