O Guilherme Pacheco trouxe uma rosa muito linda para a nossa escola.
- "Esta rosa estava numa jarra na minha casa e eu quis trazer para a nossa sala ficar bonita." (Guilherme Pacheco)
O Vitor também trouxe um ramo com flores de muitas cores.
- "Eu pedi à minha tia flores bonitas para eu dar à Aida e à Ana, porque eu gosto muito delas." (Vitor)
Estivemos a observar algumas flores com muita atenção e vimos que tinham muitas partes.
A Ema e a Írís foram pesquisar no computador e decobriram o nome das partes das plantas.
Combinámos fazer um trabalho com alguns meninos finalistas que já conhecem as diferentes partes das plantas.
-"A córola é o conjunto das pétalas da planta e o cálice é a parte que segura as pétalas. Na rosa do Guilherme o cálice é grande e verde !( Martim M.)
-"A córola é o conjunto das pétalas da planta e o cálice é a parte que segura as pétalas. Na rosa do Guilherme o cálice é grande e verde !( Martim M.)
Tentamos reproduzir uma planta com as diferentes partes que a constituem.
Com muita atenção e empenho o David a desenhar a sua planta.
Depois do desenho, fizemos uns rectângulos com setas nas diferentes partes da planta.
Tinhamos uma lista de palavras com os nomes das partes das plantas.
O desafio era cortar as palavras e conseguir associá-las às respectivas partes.
- "É preciso pensar no som das letras para descobrir as palavras e colar no sítio certo!" (Martim Matos)
O Carlos já conhece muitas letras e conseguiu descobrir as partes das plantas.
- "Eu descobri a palavra raiz, porque começa por um "r" e colei-a no rectângulo o pé da raiz que eu fiz."
- "Eu quero fazer, porque eu já sei desenhar flores."
Combinámos que o David, o Martim Matos, o Carlos e o Fabrício vão fazer uma comunicação e partilhar com o grupo o que já sabem sobre as plantas e as partes que as constituem.
Depois mostramo-vos como foi.
Depois mostramo-vos como foi.
Sem comentários:
Enviar um comentário