quinta-feira, 28 de março de 2013

Jogos com poesia


A Rita quando chegou à escola contou-nos que era Dia da Poesia...

"Nós sabemos que a Luísa Ducla Soares escreve poesia" Francisco

Fomos   à caixa  dos livros da Luísa e escolhemos duas de histórias com rimas
"Todos no sofá " e " Os ovos misteriosos"

Depois das histórias fomos descobrir diferentes formas de texto no nosso dossier da escrita.

 Procuramos textos em poesia...

" É  este o numero 3, porque as frases são mais pequeninas"  Rafael M.

Lemos o texto e vimos que rimava. O titulo desta poesia é " Tudo ao contrário" e também nos quisemos colocar de pernas para o ar.....

Também  descobrimos textos em prosa... e  uma notícia....



Depois juntámos aos textos, frases, palavras e letras e fizemos um jogo...
...Fazer pedidos aos amigos com estes elementos....

" Eu vou pedir ao Francisco 2 letras e 1 texto." Afonso"

" Eu quero pedir ao André 1 frase e 3 letras" Rafael M."

" Eu vou pedir ao Filipe 1 frase, 1 texto e 2 palavras."Rodrigo O.

" Eu vou pedir à Mariana D. 2 frases e 3 palavras" Rita

A brincar manuseamos e familiariza-mo-nos com estas noções importantes associadas a leitura e à escrita....
" Eu gostei do jogo, porque gostei de procurar e dar as palavras à Madalena" Rita

No dia seguinte no plano do dia houve uma proposta para fazer novamente este jogo, agora em pequeno grupo...e contámos com a participação especial de um amigo que nos veio visitar, o Guilherme P.

O Rafael R.,a Inês e o Francisco foram descobrir palavras que rimam com o ditongo ão no livrinho das rimas e fizeram uma grande lista!...

Sem comentários:

Enviar um comentário