sexta-feira, 26 de outubro de 2012

O valor da confiança....

No âmbito da temática dos valores e especificamente para explorarmos o valor da confiança e de como minimizar os nossos medos.....Lemos duas histórias interessantes.....









"Under the bed" e "O gato e o escuro".



Depois de ouvimos as histórias conversámos sobre os medos....os nossos medos....como nos sentimos quando temos medo...o que fazemos quando temos medo....?


Na história " O Gato e o escuro" vimos que o gato Pintalgato era muito curioso e queria atravessar a luz para o lado de lá!!!!!Foi vencendo o seu medo e conseguiu...mas algo aconteceu que muito o assustou....

Conversámos  e vimos que ter medo é.....

-" Ter medo do escuro!" Rodrigo Oliveira
-" Ter medo das coisas más." Rita Vieira
-" Ter medo de uma casa assombrada!" Francisco
 -..."da trovoada" Rodrigo Oliveira
-..." dos bichos maus..." Leonardo
- "Ter medo dos vampiros!".Pedro S.
-" Ter medo dos fantasmas que tem capa!" Alice
-..." dos monstros que mordem..." Inês L.


Vimos que quando temos medo....

-" Ficamos assustados!( Afonso)
-" Ficamos a tremer....! ( Margarida)
-" Vamos dizer às mães...(Rita)
-" Ficamos tristes e às vezes choramos...!"( Nair)
-" Gritamos!......" (Alice)

Na nossa casinha do pátio e tal com o Pintalgato da história fomos descobrir o que conseguiamos ver ao fundo dos olhos dos nossos amigos...



" Eu vi uma luz branca nos olhos da Mariana" Francisco

" Eu vi-me a mim nos olhos do Leonardo!" Afonso
 
" Eu vi uma borboleta nos olhos do André" Madalena

" Eu vi um livro nos olhos da Nair (Rafael M.)
" Eu vi um barco no mar azul nos teus olhos!" Tiago

 
" Eu vi uma bola" Rodrigo C.


Depois tal como a Mãe gata  que ensinou ao Pintalgo que quando temos medo do escuro se pensármos numa coisa boa o medo vai se embora.... apagámos as luzes  e como pensámos numa coisa boa não tivemos medo... ele foi-se logo embora...

Conversámos e partilhamos que:
-" Eu pensei que estava a dar muitos beijinhos à minha mãe" (Francisco)
- "Eu pensei na minha boneca cor-de -rosa" (Fabiana)
-" Eu pensei que estava a abraçar a minha mana Beatriz" (Margarida)
-" Eu pensei num castelo bonito!" Mariana D.
-" eu pensei num coração de amor " Inês Lopes

Depois dançamos  no escuro como se tivessemos  a fazer as coisas boas que gostamos....



.....e o medos nunca mais apareceram !!!!! 
      
                                   

Sem comentários:

Enviar um comentário