terça-feira, 13 de dezembro de 2011

O natal está a chegar!...

O Natal já está a chegar!!!

A mãe do Guilherme Prazeres enviou-nos para o correio electrónico uma história de Natal que se chama "Uma prenda de Natal".


Ouvimos a história e vimos as bonitas imagens no computador...



Conversámos sobre a história e sobre o Natal...


- "Nesta história o ouriço recebeu uma prenda e ficou contente!" (Beatriz)

- "A prenda era um gorro!" (Maria Caixeiro)

- "Não servia e ele deu-o ao coelhinho." (Martim Matos)

- "A raposa fez dois buracos no gorro e o gorro já serviu." (Mileide)


- "A raposa encontrou o ouriço no caminho, debaixo da neve e enrrolou-o no gorro para ele não ter frio." (Rafael Macongo)

- "O ouriço estava com sono porque eles hibernam quando está muito frio. As cobras também hibernam e só acordam no mês dos meus anos, Fevereiro!" (Guilherme Prazeres)

- "No Natal é para partilhar as coisas e a raposa partilhou o gorro com o ouriço."  (Beatriz)

- "O Natal é uma festa e há prendas!" (Pedro Guedes)

- "O Jesus pediu ao Pai Natal para dar prendas aos meninos todos." (Guilherme Pacheco)

- "Mas como é que Jesus pediu se ele já morreu?" (Ana Rita)

- "Ele está no céu e pediu lá do céu." (Hélder)

- "Ele é invisível, mas pode pedir à mesma." (David)

- "No Natal nasceu o Jesus." (Ana Rita)

- "O Jesus não nasceu no Natal, no salão eu aprendi que ninguém sabe quando é que Jesus nasceu!" (Rafael Macongo)


Foi uma longa conversa cheia de grandes opiniões e partilhas interessantes.


Descobrimos uma canção que queremos cantar no Natal.
Esta canção conta a história de um menino que tinha uma tarefa da escola para fazer. 
Quisemos fazer como este menino, e por isso pedimos ajuda às nossas famílias para nos ajudarem a responder a esta pergunta.

 "O que é preciso para ser feliz?"


E já chegaram as respostas...
A Ana Rita fez o trabalho com a mãe e disse-nos que para ser feliz...
 - "...é necessário ter saúde, ter uma família unida, muita compreensão e sobretudo amor." 


 A Beatriz leu muito bem a mensagem do seu coração que dizia que para ser feliz...
- "...é preciso dar muito amor e carinho, ter a família toda junta, muita saúde para todos e paz para todo o mundo."


A Carolina também respondeu à perguntou e partilhou connosco que para ser feliz...
- "...é preciso muita saúde e paz."

 A Íris sabia muito bem a resposta e disse-nos que para ser feliz...
- "...é preciso ter saúde, ter amigos e ter muito amor."


 O Hélder pediu ajuda ao avô e juntos também responderam à pergunta que para ser feliz...
- "...aos 6 anos é preciso ter carinho, paz, saúde e cachupa."


O Guilherme Prazeres e a mãe fizeram juntos disse-nos que...

- "Eu sei uma coisa. A minha leu-me uma frase que diz que a felicidade é uma casa que se constrói dentro do nosso coração."

Continou e explicou-nos que os pilares da casa são a família, o cimento é a saúde, os tijolos são as nossas vivênvias e as ferramentas são os amigos que nos ajudam quando precisamos.


Conversámos e pensámos sobre esta resposta do Guilherme Prazeres...

- "Eu vou ter uma casa grande, porque o meu coração é grande." (Hélder

Também descobrimos que temos sempre dois caminhos na vida, e que para ser feliz é preciso saber escolher o caminho certo para lá chegar.

As respostas continuam a chegar e com elas novas partilhas, descobertas e reflexões...

...


Já começamos a escrever as cartas ao o Pai Natal!


Carolina disse ao Pai Natal...

- "Olá Pai Natal, tu és muito querido e fofinho e eu gosto muito de ti.
Moras longe e deves ter frio.
A tua casa deve ter muitos brinquedos, porque tens lá os duendes e as renas que te ajudam.
Quando fores à minha casa e entrares pela chaminé vou deixar-te um gorro porque já tens esse à muito tempo!
Gostava que me deixasses uma barbie e um carro para mim, um baton para a minha mãe, um badebleide para o meu mano e um relógio para o Sérgio.
Gosto muito de ti e mando-te muitos beijinhos."


O Carlos pediu ao Pai Natal...
- "Uma pista de carros para mim, um gato de verdade para o meu pai e um perfume para a minha mãe."


O Rafael Rocha conseguiu escrever bastante bem e pediu ao pai Natal...
- "Uns pratos novos para a mãe, um telemóvel para o pai e um T-rex para mim."

A Ana Rita pediu ao Pai Natal...
- "Uma máquina fotográfica para o meu pai, um vestido cor de rosa para a minha mãe, uma PSP do Toy story para o meu mano e a nenuca salão cabeleireiro e o castelo da Jupets para mim.
Obrigado e beijinhos Pai Natal."


A Mileide pediu ao Pai Natal...
- "O nenuco cabeleireiro para mim, para a minha mãe uma camisa nova, para o meu pai umas botas e para a minha mana uma nenuca completa."


E agora vamos combinar ir aos correios mandar as cartas para o Pai Natal.





































Sem comentários:

Enviar um comentário