O que é o equilíbrio?
É não cair (Guilherme)
É endireitar (Gonçalo)
É preciso treinar (Martim)
Para trabalhar o equilíbrio, resolvemos primeiro sentir o que era o desequilíbrio.
- Rodamos como um pião, contando até 10 e parando de repente.
- A seguir experimentamos exagerar a sensação que produz o final deste movimento, ou seja, o “estonteamento”
O que aconteceu quando acabamos de rodar?
Senti-me a tremer e a rodar (Tiago)
Agora vamos fazer ao contrário, vamos ficar rijos como estátuas, a imitar a ação de um desporto à escolha de cada um…
Estas meninas escolheram imitar bailarinas
De seguida experimentamos diferentes formas de desenvolvermos o nosso equilíbrio:
Equilíbrio estável: Corpo situado debaixo do apoio. Ex: corpo suspenso no espaldar
cada um criou e experimentou as suas próprias posições
Equilíbrio instável: Centro de gravidade se situa por cima do apoio. Ex: de pé ou em posição invertida (vertical).
Equilíbrio indiferente: Estado intermédio entre o equilíbrio estável e intermédio. Ex: pirueta para a frente.
Trabalhamos também sobre a superfície eficaz do apoio:
- Separar muito as pernas. O que temos que fazer com os braços para não cairmos?
exatamente... temos de afastar os braços
- Juntar um pouco mais as pernas. Facilitou ou dificultou o equilíbrio?
- E agora de pés juntos
- Com um pé no ar
- Com apenas um pé e uma mão apoiadas no chão
- Quem consegue ficar em equilíbrio apenas sobre a ponta de um só pé?
Trabalhamos o equilíbrio com os olhos fechados.
Desenvolvemos também o equilíbrio em exercícios com deslocamento:
- Sobre o banco sueco seguido de salto
- Sobre os blocos psicomotores
- Acentuando o movimento do pé
- Fazendo ruído (batendo no chão com a planta do pé)
- Nas pontas dos pés e nos calcanhares
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