O Dia Mundial da Alimentação chega dia 16 de Outubro e por isso estamos a preparar a festa.
-“A alimentação é o comer.” (Madalena Jerónimo)
-“É para termos saúde.” (Alexandre Rosado)
-“A alimentação é a comida e a comida são os alimentos.” (Hélder)
Quisemos descobrir quais os alimentos que dão mais saúde ao nosso corpo.
O Hélder e o Fabrício foram pesquisar e descobriram muitas rodas dos alimentos. Escolheram uma e desenharam numa folha.
Descobriram que:
-"A roda tem famílias de alimentos." (Hélder)
-"São 8 famílias!" (Fabrício)
Na sala combinamos recortar os alimentos e colá-los nas famílias certas. Pedimos à irmã do Tiago Machado e ela trouxe-nos muitas revistas do Continente. Com elas fizemos assim…
- "Há alimentos que se comermos muito fazem mal à saúde!" (Hélder)
Propôs com o Fabricio desenharem um menino saudável e forte e um menino com menos saude e gordo.
Ficaram assim…
Agora já todos sabemos que para termos saúde devemos beber muita água, comer muitos legumes, frutas e cereais e fazer ginástica.
A Beatriz, o Martim Cardona e a Ana Rita escolheram alimentos e fizeram uma tabela.
Em conjunto decidiram qual o sinal que cada alimento devia ter:
Verde – devemos comer muitas vezes;
Amarelo- devemos comer poucas vezes;
Vermelho – não devemos comer (só em dias de festa);
A Beatriz lembou-se de fazer um gráfico e descobrir quantos alimentos haviam com sinal vermelho, verde e amarelo.
O Martim quis inventar uma história sobre a Alimentação e o titulo escolhido foi “o Menino que queria ser forte”.
A mãe do Guilherme Prazeres trouxe-nos jogos sobre a alimentação.
- "Um jogo tinha vários alimentos e um menino mostrava o alimento e o outro dizia qual era o seu sinal (vermelho, amarelo ou verde)." (Pedro Guedes)
- "O outro era para construir puzzles sobre a alimentação." (Guilherme Prazeres)
Aprendemos a lenga-lenga da alimentação e o Fabrício com o limografo ajudou a reproduzi-la para todos os meninos.
Na sala fomos colori-la e colocamo-la no portfolio.
Sem comentários:
Enviar um comentário